ARTE TERAPIA

ARTE-TERAPIA
 
                 
   
Arte terapia é uma técnica terapêutica que se serve do recurso expressivo, com o fim de conectar os mundos internos e externos da pessoa. Distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. 
 
                Originando, durante o processo, uma relação terapêutica baseada na interação entre o criador – pessoa - , o objeto de arte –criação - e o terapeuta - orientador. Utilizando as vezes de metáforas e ponderações psicoterapicas. Amplia-se dessa forma o auto conhecimento, melhorando a auto estima e a sintomatologia psicofísica.
 
    Como suporte profissional, é lançada mão de linguagens plásticas, poéticas , musicais, e outras, trazendo a realidade conscientizações antes obscuras ou guardadas à sombra de padrões e conceitos sócio culturais.   
 
                Revela todo o palco de atuação conscencial entre subconciente e consciente ; um mundo de constantes percepções , sensações, pensamentos, fantasias, sonhos e visões, sem a ordenação moral da comunicação verbal do cotidiano. Uma obra de arte , por si só, atinge e consegue transmitir sentimentos como alegria, desespero, angústia e felicidade, de maneira única e pessoal, relacionadas ao estado espiritual em que se encontra o autor no momento da criação. É essa interação e análise onde age a Arte Terapia. 
   A utilização de recursos físicos e artísticos, tais como pincéis, cores, papéis, lápis, cera, argila, cola, figuras, desenhos, recortes, e outros, tem como finalidade de expressar o verdadeiro Eu, que esta implícito na arte construida; não contemplando aqui a estética ou uso profissional.
   A Arte terapia resgata o potencial criativo da pessoa, propiciando uma psiquê equilibrada saudavelmente, autonomia e nâo dependencia ao que esta fora para atingir a felicidade. É uma maneira simples e criativa para resolução de conflitos internos, é a possibilidade da catarse emocional de forma direta e não intencional.
 Ela é dividida por algumas linhas academicas em: Educacional, Vivencial, Psicoterapia Integrativa, Psicoterapia analítica, com o intuito de facilitar a aplicação e estruturação.
Sendo:
Arte-Terapia Educacional uma abordagem direta , em que o Arte-terapeuta estabelece um plano de trabalho que é desenvolvido em comunidades terapêuticas, centros de Reabilitação e Escolas, entre outros.
Arte-Terapia Vivencial onde o profissional dirige a atenção para as expressões criativas pelas artes , o imaginário e a criatividade facilitam a descoberta do Eu. Aplicada em patologias conscenciais severas .
Arte-Psicoterapia Integrativa : A abordagem é realizada em pessoas com limitações de entendimento ou com fragilidades comportamentais e conscenciais.
Arte-Psicoterapia Analítica, onde a abordagem é realizada de forma analítica e o objeto de manuseio serve como aprofundador interior. 
 
            Freud estabeleceu as bases da Arte terapia no início do século passado, ao ver na arte uma forma de expressão do inconsciente. Jung iniciou a aplicação da arte como terapia. No Brasil, Osório César, no Hospital do Juqueri em São Paulo, e Nise da Silveira, no Centro Psiquiátrico D. Pedro II, no Rio de Janeiro, desenvolveram uma série de experiências que envolviam a arte em processos terapêuticos com pacientes psiquiátricos. 
A arte, com sua característica capacidade de expressar concomitantemente uma multiplicidade de níveis de significados, mostra-se capaz de expressar a complexidade humana, em seus conteúdos conscientes, inconscientes e quase-conscientes, revelando-se um recurso poderoso e eficaz. 
As vezes, as pessoas não têm palavras para expressar seus problemas e conflitos emocionais e se fazem um desenho, conseguem comunicar um estado da alma. O indivíduo é percebido como um sistema aberto, crescendo e desenvolvendo-se através do intercâmbio criativo com o ambiente.
 
             Ao estimular a livre expressão e a criatividade, valoriza-se sua auto-estima, sua harmonia e suas relações com suas possibilidades e seus limites, restabelecendo seu equilíbrio interno.
Share by: