É a técnica de tratamento onde se trabalha estados de desequilíbrio emocional ou quaisquer distúrbios gerais da saúde através da água, com aplicação na região dos pés.
O escalda pés ou pedilúvio é o procedimento com grande efeito sobre o organismo, pois através do banho de pés consegue-se reações fortes e prolongadas por todo o corpo e nas vísceras, como o fígado, útero, bexiga, rins ( a água fria nos pés tem efeito diurético), intestinos e outros.
É um dos grandes recursos em hidroterapia. Existem os escalda pés frios, quentes, e alternados; e os de imersão em argila.
Embora os efeitos do escalda pés sejam notáveis, ainda não existe uma teoria cientifica bem definida que os explique. A mais aceita é a de que a aplicação da água produz dilatação dos vasos sanguíneos, dilatação dos poros e suavização do tecido, o que permite a eliminação de material tóxico do corpo.
Entretanto, existem outras explicações que também produzem evidencias concretas: eles reduzem o desequilíbrio térmico do organismo gerado pelo acúmulo de calor excessivo nas partes internas; eles promovem a vitalização, ou seja a transferência de energia vital da água para os tecidos doentes; eles propiciam as mesmas informações que as do liquido amniótico. Temos os efeitos de sedação e calma, produzidos pelo relaxamento do sistema nervoso.
É um ritual para o bem-estar que une fitoterapia, alimento funcional, reflexologia e shiatsu para combater os problemas físicos. Traz uma sensação de extremo relaxamento para todo o corpo.
Dentro de pequenas vasilhas ou banheiras especialmente para a técnica e, com os pés já limpos, o especialista enche a banheira e acrescenta ervas que melhoram a circulação, desinflamam, tiram o inchaço das pernas e diminuem a retenção de líquidos. A união das ervas é o que causa a grande sensação de bem estar neste tratamento. E agrega-se massagens em toda a região dos pés.