O Toque Terapêutico (TT) é uma técnica de terapia complementar que não possui qualquer base religiosa e cujo intuito é repadronizar o campo energético humano. Tem se revelado um excelente meio não-invasivo de que o enfermeiro e outros profissionais da saúde lançam mão para promover relaxamento, reduzir a ansiedade, controlar a dor e outros efeitos.
Embora o Toque Terapêutico represente uma nova técnica no nosso atual sistema de cuidados à saúde, ele se originou da prática milenar da imposição de mãos, e consiste na prática de harmonização do campo energético humano (CEH) através do uso consciente das mãos, com o intuito de restabelecer pessoas enfermas. Foi desenvolvido e sistematizado como método de terapêutica complementar de Enfermagem pela enfermeira Dra Dolores Krieger, em 1972, na Universidade de Nova York; e como terapêutica da área da Naturologia a algumas centenas de anos.
Com a inclusão do Diagnóstico de Enfermagem “campo deenergia perturbado” pela North American Nursing Diagnosis Association, o Toque Terapêutico foi reconhecido como uma prática complementar de Enfermagem e pode ser utilizado diariamente na assistência aos pacientes. No entanto, percebemos que no Brasil ainda são poucos os profissionais que dominam esta técnica e, por isso esse importante instrumento do cuidado vem sendo pouco utilizado nos hospitais. Entretanto em clínicas de Terapias Complementares, ou hospitais de Medicina Integral brasileiros é muito utilizado.
Cabe ressaltar que o Conselho Federal de Enfermagem na Resolução COFEN-197 de 19 de março de 1997, estabelece e
reconhece as Terapias Alternativas como especialidade e/ou qualificação do Profissional de Enfermagem. É preciso enfatizar que o Toque Terapêutico, assim como todas as Terapias Complementares, é um tratamento auxiliar, que não dispensa o tratamento convencional e pode ser realizado paralelamente às demais medidas implementadas pela equipe de saúde.
O toque é um importante meio de restabelecer a sensação de ligação com as outras pessoas e com o mundo em geral. O toque é uma das primeiras terapêuticas descoberta pelo ser humano. Os estudos científicos demonstram que a estimulação pelo toque é necessária para o nosso bem-estar, quer físico, quer emocional.
O toque tem múltiplas funções, pode servir para fazer notar a presença de alguém, para cumprimentar, chamar a atenção, confortar, toda a vivência humana está intimamente associada ao toque como forma de comunicação. O toque faz parte de todas as culturas, embora cada uma o entenda de forma diferente havendo costumes e tabus à sua volta. Cada pessoa pode entender o toque de maneiras diferentes. Tem que se ter sempre em conta o contexto sócio-cultural. No entanto, todos precisamos do toque: desde as crianças para estabelecer relações e sobreviver, os idosos, que através do toque, podem minimizar a sensação de solidão ou de que não são desejados. O toque é também um importante canal de transmissão de informação, quando outros meios de comunicação se encontram menos desenvolvidos/diminuídos.
Sendo a pele o maior órgão do ser humano, é perfeitamente aceitável utilizá-lo como forma de melhoria de saúde do indivíduo.
Vários estudos experimentais demonstram as virtudes do toque: fazer-nos sentir melhor com nós mesmos e com o ambiente à nossa volta, provoca mudanças fisiológicas mensuráveis naquele que toca e no que é tocado. O toque físico não é apenas agradável. É necessário. Diminuir a sensação de isolamento através do toque explica porque a massagem tem um lugar bem definido nos cuidados paliativos. O toque origina alterações e sensações que influenciam a forma de estar do ser humano, tendo por base esta constatação, tem todo o sentido que o “tocar” possa ser utilizado como terapia complementar.
O Toque Terapêutico (TT) deriva da Imposição das Mãos, uma arte antiga com base religiosa, de acordo com alguns autores da cura psíquica e espiritual, na medida em que mantém os pressupostos do potencial humano para curar através do toque. No entanto não possui qualquer base religiosa e é independente da fé ou crenças daqueles que a recebem ou dos que a praticam. Os registros mais antigos desta prática datam de 1552 a.C.
Dentro da linha terapêutica do Toque Terapêutico, encontramos o Reiki, o Johrei, o Passe espírita, a Despolarização, a Imposição de mãos, e emissão de energia palmar e outros.