Ayurveda é o nome dado à medicina desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos, é um sistema antigo, assim como todos utilizados em naturologia ( não significando, por ser antigo, melhor) e Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser a medicina oficial na Índia.
A medicina ayurvédica foi utilizada como base de estudos para a medicina chinesa e seu posterior desenvolvimentoassim como a Árabe, romana e grega. Houve um intercâmbio de informações com o Japão, que tinha a mesma necessidade dos indianos: criar uma medicina barata para atender às suas populações muito pobres e gigantescas, por essa razão existe muito da medicina japonesa nos conceitos de ayurvédica. As duas desenvolveram técnicas muito eficientes e de baixo custo para o tratamento.
A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.
A medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.
Na ciência védica é muito importante que a pessoa tenha uma vida guiada pela sabedoria, que irá proporcionar um bem-estar em todos os níveis do individuo, físico, psico-emocional, social e espiritual, que é o objetivo final do Ayurveda. Portanto, se alguém informa que esta tratando pela medicina ayurveda, o cliente tem que estar consciente que são mudanças comportamentais e filosóficas par atingir a expectativa.
Agora a massagem ayurvédica age nos sistemas: linfático (desintoxicando o organismo), circulatório (aumentando a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular) e energético (reequilibrando o chakra e atuando nos sete corpos - desfazendo bloqueios emocionais). Dessa forma contribuindo na cura das principais doenças.
É importante ressaltar que, para uma massagem ser ayurvédica, deve levar em consideração os doshas do cliente, seus desequilíbrios e suas características. É uma prática individualizada, específica para cada tipo de pessoa. Não existe apenas uma técnica de massagem na Ayurveda, mas sim diversas delas, que são feitas com óleos medicados, de acordo com o dosha do indivíduo.
O que temos aqui no Brasil, em alguns locais, são massagens realizadas seguindo alguns princípios técnicos e protocolares de movimento e direção, e que por serem os mesmos da massagem ayurvédica, chamamos do mesmo nome. Entretanto, a verdadeira prática da massagem Ayurvédica requer uma leitura corporal do cliente, e mais óleos e plantas maceradas agregadas à massagem.
A massagem ayurvédica é uma vigorosa massagem que estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas presas aos músculos e tecidos. Através de toques profundos com as mãos, cotovelos e pés, a massagem Ayurvédica propicia um realinhamento postural, alívio de tensões (por vezes crônica) no corpo físico, fortalece o sistema imunológico, e tem efeitos anti-stress e anti-depressivos.
Tem efeito terapêutico também a nível dos corpos emocional, mental e espiritual. Mas o grande trunfo da medicina ayurvédica é fato dela ser, antes de tudo, preventiva.