A Massagem expressa é uma técnica que tem por objetivo a busca do equilíbrio físico e mental, usando apenas a região das costas e braços como área de aplicação.
A linguagem do toque é universal, instintivamente esfregamos os locais doloridos ou acariciamos uns aos outros para nos acalmar. E, a massagem é uma das técnicas mais antigas usadas pelas pessoas para obterem boa saúde. Existem documentos e escritos de alguns milhares de anos antes de Cristo, comprovando a utilização da massagem como meio de promoção e melhoria da saúde.
Pode-se realizar a massagem expressa em maca, onde a pessoa deita-se em decúbito ventral, ou em cadeira ergonômica onde a pessoa ficada sentada em encosto ventral. Realizamos os mesmos procedimentos na região das costas. Podendo ou não tirar a parte superior da roupa.
Com uma duração máxima de quinze minutos
A massagem expressa foi criada no final dos anos 70, quando turistas americanos, em viagem pelo Japão começaram a observar as pessoas sendo massageadas em cadeiras normais. Observaram que o massagista colocava uma almofada entre o espaldar e o cliente, para este não ficar mal acomodado, que as pernas ficavam flexionadas, e que não havia necessidade de tirar a roupa.
Há momentos em que nada é melhor do que receber uma massagem rápida nos ombros e no pescoço em uma cadeira especial e confortável, ou maca . Não é preciso usar óleo ou creme (se não quiser) e pode-se trabalhar tranqüilamente sobre roupas finas.
A cadeira ergonômica de massagem, é uma cadeira onde o cliente vai sentar-se de frente para o encosto, tendo apoio para as pernas, para os braços e o tronco.
Todos os apoios com três regulagens de altura, proporcionando um bem estar ao cliente já no momento em que senta na cadeira.
A massagem expressa, proporciona respostas do sistema circulatório, muscular, tegumentar (pele), endócrino e visceral, através das técnicas de movimentação, amassamento, pressão, percussão, e vibração sobre o sistema nervoso raquidiano aferente a coluna vertebral.
O efeito fisiológico é similar ao das outras massagens ocidentais e orientais, pois há também o reequilibrio energético fisiológico do corpo. Ela aumenta a circulação e vascularização da superfície aplicada, assim como do restante do corpo ; e com o aumento da circulação ocorre a liberação de uma série de substancias enzimáticas e teciduais, as quais vão gerar o relaxamento, isso devido a uma série de acontecimentos fisiológicos em cascata, que podemos relacionar da seguinte forma:
Vasodilatacão
Hiperemia reativa
Mobilização de fluídos teciduais
Aumento da permeabilidade
Analgesia
Tonificação de órgãos internos
Formação de condições para equilíbrio psíquico.
É um tipo de massagem praticado em clínicas e, na sua grande maioria das vezes locais públicos, pela facilidade da não retirada da roupa.