A Terapia da Linha do Tempo é um processo terapêutico muito utilizado na atualidade, permitindo em 10 a 12 sessões, em média, trabalhar no nível consciente e alcançar a causa ou origem dos problemas, ao invés de focalizar os sintomas. Entende-se por linha do tempo a estrutura subjetiva com que a mente organiza as memórias, conferindo-lhes um significado temporal. O processo visa dissipar a emoção tida como “negativa” ligada à experiência e reestrutura-la.
Foi desenvolvida a partir das modernas pesquisas sobre mudança emocional. A Terapia da Linha do Tempo trabalha com o conceito de "causa-raiz". Encontrando de maneira direta o evento mais antigo de um encadeamento emocional limitante, este evento é reestruturado de modo a substituir as emoções de todo o encadeamento por aprendizados e compreensões.
As grandes vantagens da Terapia da Linha do Tempo estão na sua simplicidade e sua agilidade para produzir resultados nos pacientes. Permite a terapia de grande quantidade de problemas em um curto espaço de tempo, utilizando a capacidade cerebral de lidar com pontos comuns a diversos problemas pessoais.
A idéia de linha do tempo surgiu com Aristóteles na Antiga Grécia em seu trabalho "Física IV". William James escreveu sobre a linha do tempo em 1890. Recentemente Tad James, PhD, desenvolveu a Terapia da Linha do Tempo integrando este conceito e o de Perspectiva Temporal das Emoções, de Leslie C. Bandler. Trata-se de uma técnica simples e rápida para eliminar emoções negativas e solucionar problemas emocionais.
É uma psicoterapia pós-moderna para transformar, de forma rápida e profunda, o pensamento, o comportamento e as reações emocionais.Ela proporciona:
- Rapidez
- Eficácia
- Profundidade
- Simplicidade teórica
A grande vantagem da Terapia da Linha do Tempo é sua incrível rapidez para produzir resultados. Utilizando a capacidade cerebral de lidar com pontos comuns a diversos problemas pessoais, permite a terapia de grande quantidade de problemas em curto espaço de tempo.
Ela integra o conjunto das terapias breves pós-modernas. É uma terapia hipnótica semi-estruturada de processo, alinhada com a proposta de terapia orientada para a solução de problemas. Desenvolveu-se como uma abordagem que produz transformações profundas e duradouras muito rapidamente, muito mais rápido e abrangente do que é correntemente chamado de terapia breve. Suas características peculiares permitem previsões de resultados das técnicas.
A terapia da Linha do Tempo produz transformações profundas em um curto espaço de tempo. Ela é ainda mais rápida do que a chamada terapia breve. A terapia da Linha do Tempo trabalha com o conceito de “causa raiz”, ou seja, ela ajuda a encontrar o primeiro evento que causou a limitação, produzindo transformações profundas em um curto espaço de tempo. Ela reestrutura o evento limitante, substitui crenças e emoções relacionadas a ele e cria eventos futuros. Muda traços e personalidade e soluciona inúmeras condições que impedem a ação.
Veja alguns benefícios deste tratamento:
- Neutraliza memórias desagradáveis e traumas;
- Neutraliza sintomas resultantes da tristeza, raiva, medo e culpa;
- Alinha valores em direção a metas e objetivos;
- Diminui a ansiedade;
- Reformula crenças e decisões limitantes;
- Reverte o estado de desequilíbrio emocional e de baixa auto-estima;
- Reorganiza estados internos de confusão mental e ansiedade;
- Alivia estados de depressão e sintomas de doenças físicas;
- É uma poderosa ferramenta auxiliar no tratamento de doenças e sintomas físicos (psicossomáticos).