A ginástica Lian Gong em 18 terapias - Lian Gong Shi Ba Fa - foi desenvolvida na China, pelo Dr. Zhuang Yuen Ming, médico ortopedista da Tradicional Medicina Chinesa de Shangai , em 1974. Dr. Zhuang atendia, com mais 25 médicos, em um hospital de Shangai e notou que a partir da década de 60, aumentaram o número de casos de dores musculares e articulares de seus pacientes, em sua maioria trabalhadores de fábricas e escritórios da região. Tal fato se relacionava com a mudança da economia chinesa de rural para industrial e com os decorrentes desdobramentos para o corpo humano dos indivíduos envolvidos nesta transição. Surgiu como um dos primeiros sistemas de prática corporal que, mantendo como base as milenares artes corporais chinesas, incorporava também os modernos conhecimentos da medicina ocidental.
Baseado no Tui Na ( milenar arte fisioterápica chinesa), e na tradição dos trabalhos corporais chineses, o Dr. Zhuang sintetizou, em um primeiro momento, um conjunto de 18 exercícios que atuassem no corpo humano, da coluna cervical aos dedos dos pés. Ou seja, com a prática de 12 minutos diários de exercícios uma pessoa pode prevenir-se da maioria dos problemas decorrentes de má postura ou de movimentos agressivos à lógica do corpo humano.
Posteriormente foram elaboradas mais duas seqüências de 18 movimentos cada, ampliando assim as possibilidades terapêuticas desta prática, com exercícios para as articulações e tendões e para o fortalecimento do coração e pulmão. Cada uma destas partes tem duração de 12 minutos também.
Todos os exercícios são feitos na postura em pé, acompanhados por uma música especialmente desenvolvida para a prática, sem necessidade de roupas especiais, e utilizando uma respiração natural.
A característica básica dos exercícios é a fusão de movimentos de alongamento com tração, controlado pelo praticante, dentro de seus próprios limites. Assim, esta ginástica, agindo de forma suave sobre os sistemas circulatório e articular, mobiliza o tônus muscular, suaviza os enrijecimentos e estimula a “lubrificação” das articulações.
O Lian Gong compõe-se de duas partes :
PARTE 1: Prevenção e tratamento de dores no pescoço, ombros, costas, região lombar, glúteos e pernas.
PARTE 2: Prevenção e tratamento de dores nas articulações dos membros superiores e inferiores, de tenossinovites e desordens funcionais dos órgãos internos.
A execução das 6 séries do Lian Gong tem a duração de 24 minutos. Os exercícios são simples, acessíveis a pessoas de todas as idades e podem ser realizados em qualquer lugar sem necessidade de roupas especiais ou de equipamentos.
Lian Gong é o trabalho persistente e prolongado de treinar e exercitar o corpo físico, com o objetivo de transformá-lo de fraco para forte e de doente para saudável.
A prática constante destes exercícios tem se revelado como um excelente instrumento na correção postural dos praticantes, bem como na melhora geral do indivíduo, combatendo os sintomas do stress, as ansiedades e irritabilidades além das ações positivas localizadas, específicas de cada exercício.
Por outro lado, tem-se notado nas práticas aplicadas junto a empresas, que o Lian Gong, por não ter um caráter competitivo mas sim de aprimoramento individual, estimula sobremaneira a integração entre aqueles que o praticam.
O Lian Gong ao melhorar, através do exercício individual, as condições patológicas das dores no pescoço, ombros, cintura e pernas pode ser considerado como um tipo de tratamento que segue esse mesmo princípio. As vantagens dos exercícios podem ser sintetizadas da seguinte maneira:
- Aumento da resistência do organismo;
- Fortalecimento físico;
- Coadjuvante ao efeito terapêutico dos tratamentos médicos;
- Redução das gorduras impróprias no sangue, e do risco de doenças circulatórias (arteriosclerose);
- Melhora a função respiratória;
- Aumenta a flexibilidade e mobilidade das articulações;
- Complementa o tratamento de várias doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, doenças nos ossos, músculos, tendões e articulações.
- Incentivo a auto-estima, melhorando o humor e reduzindo os sintomas da depressão;
- Redução das respostas inadequadas ao estresse, diminuindo a ansiedade;
-Favorece modificações de hábitos de vida, reduzindo o tabagismo e o uso de medicamentos em algumas doenças, diminuindo o tempo de recuperação nos eventuais problemas de saúde.
-A vida se baseia no movimento e nos exercícios. A atividade leva à prosperidade, a inatividade à incapacidade.
-Com o passar dos anos a força do corpo declina, o funcionamento dos órgão interiores e dos membros decresce.
-A atividade física vem sendo utilizada, ao longo dos últimos anos, como importante fator de promoção da saúde.
O Lian Gong tem também o objetivo de facilitar conscientização das pessoas, criando uma participação ativa responsável na recuperação da saúde.
Por ser uma prática de execução prazerosa, o Lian Gong incentiva as pessoas a incorporar esta prática no seu dia a dia. Em grupo as pessoas fazem desta atividade um momento de prazer e lazer.
Lian Gong em 18 Terapias não é uma panacéia para todos os males, mas com certeza é uma prática que reúne conceitos ocidentais e orientais com uma simplicidade, eficácia e alegria não encontradas em outras práticas.
Veja fotos e filmes neste site