BIOENERGÉTICA

BIOENERGÉTICA
 
                       
A Bioenergética é uma das correntes da psicologia que faz uso e persegue como objetivo a compreensão da personalidade humana em termos de corpo humano, para a auto-descoberta.
 
            Bioenergética são exercícios corporais vinculados coma respiração. Lowen os criou partindo do princípio de que a criança, quando é obrigada a suprimir a expressão de sentimentos (o que equivale a suprimir o sentimento em si), desenvolve bloqueios corporais correspondentes à emoção que foi suprimida, diminuindo, assim, a mobilidade e a vitalidade do corpo
 
                        Os processos energéticos do corpo determinam o que acontece no corpo, segundo Alexander Lowen(médico), que fundou o instituto de analises bioenergéticas, em 1956.
 
                        A bioenergética é baseada no trabalho de Wilhelm Reich (discípulo de Freud) que foi professor do Dr.Lowen de 1940 a 1952 na New School for Social Research, em Nova York, onde ministrava um curso sobre analise do caráter, que fazia referenciara identidade funcional do caráter de uma pessoa, com sua atitude corporal ou couraça muscular. Essa couraça se refere ao padrão geral das tensões musculares crônicas no corpo, são como escudos ”protetores” contra impulsos emocionais perigosos, do individuo e ou o protegem das investidas de terceiros. Reich passou a estudar as atitudes do corpo de seus pacientes. Todos os neuróticos, por exemplo, apresentam tensões abdominais para, com isso, suprimir a quantidade de energia que se adquiriria na inspiração /expiração, reduzindo a percepção da intensidade de emoções e o metabolismo, diminuindo a ansiedade.
 
                        Para o Reich, o primeiro passo num trabalho terapêutico, seria conseguir que o paciente respirasse profundamente para, a seguir, mobilizar qualquer expressão corporal emocional que fosse mais evidente na face ou no comportamento corporal do paciente. Com essa respiração, mais profunda, as ondas respiratórias produzem um movimento de ondulação do corpo, chamado por Reich de refluxo do orgasmo ou, melhor dizendo, o paciente estaria capacitado a experimentar o orgasmo pleno quando estivesse em sua privacidade, num contesto de excitação sexual.
 
                        Lowen, apesar de profundo admirador de Reich, começou a perceber recaídas em seus pacientes ao usar a técnica de Reich. Passou a entender, então, que haveria a necessidade de compreender a estrutura total da personalidade além das condições de vida social, pois segundo ele, não existe apenas uma saída que desvende todos os mistérios da condição humana.
 
                        Então, a visão de orgasmo total trazida por Reich, como sendo da saúde mental, foi substituída por Lowen em sua teoria pela integração do ego ao corpo e a sua busca de prazer e realização sexual. Bioenergética, é o estudo da personalidade humana observada aos processos energéticos do corpo. Como técnica terapêutica, ajuda o indivíduo a reencontrar-se com seu corpo e tirar o maior proveito da vida que há nele. Neste segmento, deve-se ter noções básicas de Bioenergética não apenas como abordagem Terapêutica como também uma poderosa ferramenta em sua viagem de auto descoberta.
 
                        No Brasil, o reconhecimento da eficácia vem desde a época do Império, mas só em 1980, é que ela foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, e em 1990 passou a constar do conselho de especialidades Médicas da Associação Brasileira Médica, deixando assim de fazer parte das terapias alternativas.

                       A terapia combina o trabalho corporal com o psíquico, ajudando a compreender os problemas emocionais e concretizar o potencial para o prazer e a alegria.
                       
                        O trabalho é feito em sessões de 50 minutos a uma hora.

 
Share by: