A ciência e técnica que hoje é conhecida como Rolfing® foi originalmente definida e chamada de “integração estrutural” pela bioquímica americana, Ida P. Rolf, Ph.D., na tentativa de diferenciar sua abordagem do corpo humano dos demais sistemas de manipulação e educação do movimento que tratam o corpo sintoma por sintoma.
A adaptação do corpo físico à força da gravidade é uma premissa básica na teoria e prática do Rolfing® que insiste que um corpo flexível, organizado e bem adaptado ao ambiente é essencial para um organismo saudável e eficiente.
As implicações desta visão para a transformação da qualidade de vida do ser humano são profundas: a nossa saúde, bem estar e senso de liberdade estão intimamente relacionadas com o grau de flexibilidade e integridade organizacional mostrado por nosso corpo em relação ao ambiente.
Por meio do toque manual altamente especializado e da educação do movimento com o uso da palavra e do toque, o rolfista trabalha nas fixações do tecido conectivo, nas fixações da forma e da energia da pessoa, de modo a melhorar dramaticamente a postura e a qualidade de seus movimentos.
Essas mudanças permitem que aconteçam importantes alterações na percepção das sensações físicas, emoções e consciência do mundo, que eventualmente se traduzem por melhor equilíbrio emocional.
A relação entre o rolfista e o cliente acontece num contexto especial, em que se enfatiza a atmosfera de confiança, comunicação e respeito, de modo que o rolfista possa desempenhar o papel de colaborador no processo de desenvolvimento global de seu cliente e também complementar de disciplinas ortodoxas.
A série básica de Rolfing® consiste de 10 a 15 sessões, de acordo com as necessidades de cada cliente, e duram entre 1 hora e 1 hora e 30 minutos. Pode-se receber até duas sessões por semana ou uma sessão a cada duas semanas, porém o mais comum é uma sessão semanal. Terminada a série básica recomenda-se que o cliente volte a cada ano ou a cada dois anos para dar prosseguimento a seu processo de integração estrutural, quando será planejada uma série menos, em geral de três a cinco sessões.