MASSAGEM TERAPÊUTICA


MASSAGEM TERAPÊUTICA


A massagem é definida como um método científico de tratamento de determinadas disfunções através de procedimentos mecânicos-manuais, aplicados de maneira hábil e sistêmica ao corpo. A massagem terapêutica é reconhecida como uma das terapias mais eficazes para alívio de dores e prevenção de doenças.
 
                        A massagem está presente na humanidade desde a pré-história, onde os homens das cavernas esfregavam suas contusões como forma aplicada de terapia, sendo assim um dos meios mais naturais e instintivos de aliviar a dor e o desconforto.
 
            Tem como parâmetros de trabalho, dentro de uma visão macro corporal, tornar o indivíduo consciente do seu corpo, das suas tensões, da sua respiração e das suas cargas emocionais, bem como melhorar a nutrição dos tecidos pelo aumento da circulação sanguínea e linfática além de outros benefícios físicos e emocionais.
 
                        Geralmente quem procura a massagem terapêutica encontra-se com algum tipo de dor. As dores podem ser localizadas ou generalizadas, superficiais ou profundas, agudas ou crônicas, de origem somática ou visceral.
 
                        Esta técnica possibilita um bom efeito nas funções psicológicas e fisiológicas do indivíduo, aliviando os quadros algicos e tensões musculares apresentados pelo cliente, melhorando assim a sua flexibilidade e conseqüentemente promovendo o relaxamento corporal, além de uma sensação de bem estar
 
                        Muitas pessoas procuram a massagem porque estão estressadas, cansadas, com má digestão, com enxaqueca, com gastrite, intestino preso ou sem energia vital. Estes sintomas podem ter sido gerados por fator psicológico ou não. Através da somatização podemos interpretar que os traumas que a pessoa não conseguiu superar, poderão se tornar em feixes musculares enrijecidos, a famosa couraça descrita por Reich, que atua em nível psíquico e muscular.
.
                        Todos estes fatores contribuem para um alívio das dores físicas e emocionais, beneficiando todo o corpo e o sistema nervoso central e autônomo. Todas as formas de toque estimulam os impulsos eletroquímicos da pele e seus inúmeros receptores. Todas as partes do corpo recebem suas inervações da medula espinhal. A tensão anormal causa retesamento dos músculos da coluna vertebral, afetando os nervos e provocando dor. Quando a tensão é reduzida, os músculos param de se contrair, os vasos sanguíneos relaxam, reduzindo as constrições vasculares, permitindo com que o sangue flua livremente, levando nutrientes e o oxigênio necessário a todos os órgãos e tecidos do corpo. Quando mais relaxados os feixes musculares, maior circulação energética.
 
                       A terapia através da massagem pode auxiliar o trabalho do psicoterapeuta, na eliminação ou amenização de diversos estados mentais, como: a depressão, ansiedade, angústia e a insônia. Uma das formas de dar uma maior sensibilização à pele após o nascimento seria com a massagem. A shantala, por exemplo, é a massagem feita pela mãe para integrá-la com sua criança e que pode ser realizada desde bebê. Se a criança cresce sem receber este toque, este carinho, podemos auxiliar através da massoterapia, principalmente através das técnicas que proporcionam maior contato com a pele, como sueca e a ayurvédica.
 
                        De forma geral, os benefícios gerais da massagem ocidental e oriental são:
 
             -melhora a percepção e sensibilidade de seu corpo,
            - amplia a consciência corporal
             -aumenta mobilidade articular
             - aumenta a tonicidade da pele e músculos
            - auxilia na perda de peso 
            - Gera maior confiança e sensação de acolhimento e bem-estar
            - diminui a ansiedade
            - ameniza o uso de drogas, álcool e fumo
            - e outros
 
                        Mais especificamente a massagem produz:
 
                        1) melhora da imunidade: a estimulação da pele produz ativação dos linfócitos T no organismo segundo ;
 
                        2) efeito calmante: o toque terapêutico diminui a ansiedade aguda em pessoas hospitalizados por procedimentos pós-cirúrgicos; quando se atua sobre o sistema nervoso autônomo, acalmam-se as emoções.
 
                        3) reabsorve edemas: Facilita a circulação de retorno onde esta se encontrar lenta ou estagnada e ainda reabsorve diversas toxinas e reativa a circulação de proteínas do meio intersticial.
 
                        4) reduz a estafa: Ajuda a aliviar os efeitos do estresse como a hipertensão, úlceras, indigestão, doenças infecciosas, distúrbios gastrintestinais, insônia, dores de cabeça, ansiedade e depressão.
.
                        5) libera endorfinas o toque estimula o cérebro a produção de endorfinas pela glândula pituitária.
 
                        A massagem pode também acrescentar em uma melhor qualidade de vida e auxílio às terapias corporais, se ambas trabalharem juntas, (psicoterapeuta e massagistas). Através da troca dos diagnósticos, ambos podem trabalhar na flexibilização das couraças, psíquica e muscular, não exatamente quebrando-as, mas sim dando flexibilidade às mesmas, contribuindo com um trabalho de dentro para fora e de fora para dentro.
 
            Estas terapias, que são complementares visam mostrar ao cliente que ele pode voltar a ter qualidade de vida e ser alguém mais saudável em nível físico e mental e mais consciente na sua vida.
                       
                        A massagem terapêutica tem sido integrada ao atendimento geral da saúde e utilizada nos setores de cardiologia, em maternidades, cirurgias gerais, centros esportivos e muitas outras áreas da saúde. Esse progresso surgiu não apenas pelo aumento do conhecimento de pessoas leigas sobre a medicina complementar, mas também pelos resultados muito perceptíveis e positivos que têm sido conquistados com a massagem terapêutica
 
                       Estudos detalhados dos resultados da massagem terapêutica sobre importantes sistemas orgânicos são apoiados por materiais bem pesquisados. A massagem é tanto uma arte como uma ciência e, como tal, exige perícia e compreensão consideráveis, para tanto ao escolher um profissional verifique indicações e o ambiente onde é realizada. Nunca poderá ser executa – a massagem terapêutica- em ambiente exposto ( shopping, salão, eventos e outros), por pessoas curiosas ( colegas, profissionais esteticistas, e outros) e com aplicação de produtos milagrosos . O local deve ser apropriado ( cabines, clínicas, hospitais e outros) e precisa de privacidade com relação ao sossego externo.
 
                          Hoje, reconhece a neurociência, que uma parte da cura vêm de dentro do ser, e nós massagistas temos papel relevante como meio de promoção desta.
 
                        Sabe-se, desde 2004, através de estudos realizados na Inglaterra e Suíça que o famoso efeito placebo - antes tido como resultado fantasia e falso – nada mais é do que a nossa mente ( unidade de controle do computador humano) exercendo a sua função primordial e inerente ao homem, o reequilibrio homeostático do corpo, promovendo a cura.
 
                         E Homeostase (ou Homeostasia) é a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno de modo a manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação inter-relacionados.
                        Nosso corpo é permeado por um sistema nervoso com 90 quilômetros de extensão, que tem como função captar , enviar dados e informações com o objetivo de regular essa máquina maravilhosa que é o Corpo. Esse sistema foi classificado pela Medicina ocidental , como Sistema Nervoso Periférico e dividido em Central, simpático e Parassimpático. E pela Medicina Tradicional Chinesa como Sistema dos Cinco Elementos da Natureza e dividido em Meridianos energéticos
 
                        E, sempre é bom afirmar, o termo massagem terapêutica é sinônimo de terapia por massagem e massagem aplicada. A principal função e ênfase da terapia é sua aplicação específica em uma condição patológica. Tal utilização vai além do efeito de relaxamento, geralmente associado com a massagem, portanto precisando complementar o tratamento médico com massagem, é a modalidade terapêutica a ser aplicada.
 
                        O Massagista poderá lançar uso de agregados- ventosa, moxabustão, compressas, ervas medicinais, Campo eletro Magnético e outros- e é um profissional que esta em constante reciclagem, como todos da área da saúde.

Share by: