MASSAGEM THAI

THAI MASSAGEM
 
                     A Thai Massagem (Nuad Borarn) é pouco conhecida no ocidente, além de ser confundida com massagem erótica, pelo nome tailandesa - muito utilizado na guerra do Vietnã, Laos e Camboja pelas(os) prostitutas (os) - ela também é vista como muito prolongada em sua sessão de aplicação.
 
                          Entretanto, em suas origens, ela é sagrada e sempre foi praticada como um dos pilares da medicina tradicional tailandesa, que é composta por quatro ramos distintos: a medicina nutricional, a fitoterapia, a prática da meditação, além da própria massagem. Nuad, na língua Pali, significa massagem e Borarn significa antiga.
 
                         A origem deste estilo de massagem remonta ao tempo de Gautama Budha e a região que hoje compreende Índia e Nepal. Acredita-se que Dr. Shivago Komarpaj , contemporâneo de Budha e médico da Sangha, foi o criador deste método e é venerado na Tailândia como o "Pai da Medicina". Com a expansão do Budismos há mais ou menos 2000 anos, esse conhecimento chegou ao que hoje conhecemos como Tailândia onde foi preservado até nossos dias. Essa técnica foi mantida por tradição oral (mestre - discípulo) e alguns poucos registros que sobreviveram ao tempo.
 
                         Cabe realçar que atualmente a massagem tornou-se um hábito cultural na sociedade tailandesa, um conhecimento passado de geração a geração, de pais para filhos e utilizada como medicina preventiva pela maioria das pessoas
 
                        A Tradicional Massagem Tailandesa ou como se chama comumente Thai massagem, tem um enfoque mais energético que físico. Dentre a imensa rede de canais sutis (sen) por onde circula energia vital eles utilizam terapeuticamente 10 principais. O corpo físico é o veículo através do qual se trabalha para restabelecer o fluxo energético e a cura em todos os demais corpos.
 
                         Influências do Yoga (alongamentos) e do Tai Chi (ritmo balanceado e lento) proporcionam a criação de uma atmosfera meditativa elevando o potencial da cura ou benefícios da massagem. O ritmo provoca um relaxamento muito profundo, operando diretamente sobre o sistema nervoso, acalmando a mente e colocando-a em alinhamento com a sabedoria interna que governa a vida.
 
                         Isto potencializa todos os benefícios proporcionados pela aplicação da técnica em si: os alongamentos são feitos de maneira suave, respeitando os limites que vão sendo gradualmente ampliados em cada manobra. Aliados à estimulação das linhas de energia, contribuem para a desobstrução de bloqueios energéticos, para a liberação do fluxo sanguíneo, para o aprofundamento da respiração, despertando assim o trabalho do curador interno Corpo e mente se harmonizam através de suaves balanços e do toque acolhedor.
 
                         As pressões são realizadas com as mãos, polegares, pés, joelhos, cotovelos e antebraços. Para as torções e alongamentos utiliza-se o corpo como alavanca em manobras que são como Yoga (asanas) aplicado.
 
                         A Massagem Thai possibilita pressionar músculos, mover articulações equilibrando os níveis de energia, aumentando a flexibilidade e uniformizando o efeito em ambos os lados do corpo. A sensação de bem estar é gerada pela liberação de endorfina.
 
                         O tempo todo durante a massagem há um sentido de fluidez, de cadência, de integração e companheirismo. Cada manobra se dissolve na seguinte como numa coreografia. A terapia incorpora posturas do yoga e trabalha nos pontos de acupressão, restaurando o bem-estar da pessoa e deixando-a totalmente relaxada, com seu corpo e mente mais equilibrados.
  
                         A massagem Thai é realizada com muita lentidão. É importante que o terapeuta procure alcançar um estado mental de meditação e concentração, livre de pensamentos ou fantasias, sendo capaz de transmitir essa qualidade da mente por meio do toque. O objetivo central do tratamento da massagem Thai é deixar o corpo, a mente e o espirito em equilíbrio e harmonia, propiciando assim a cura.
 
                         Essa prática sagrada trabalha de forma diferente dos outros tipos de massagens comumente encontradas. Além das mãos, o massagista utiliza-se dos pés, joelhos, cotovelos e braços, aplicando pressão em pontos estratégicos e não apenas deslizando as mãos sobre o corpo do receptor, como nas técnicas mais conhecidas do público.

                         Hoje, a Thai Massagem traz consigo um contato muito maior, e não apenas físico, porque para que este aconteça, tem que haver um grau de confiança recíproca. Hoje, as relações humanas estão cada vez mais sobrepujando os valores materiais e as pessoas buscam uma vida subjetivamente mais saudável e mais próxima dos seus semelhantes.
 
                         Grande parte da terapia é dedicada às pernas e isso se justifica pelo fato da origem da técnica ter surgido na região montanhosa do norte da Tailândia, onde os nativos passavam seus dias cultivando arroz nessas regiões íngremes e, para relaxar o corpo, criaram a técnica. Além de ser uma excelente terapia para combater o estresse, é considerada perfeita para pessoas que ficam muito tempo em pé ou até atletas que exigem muito de seu corpo. Enfim, a massagem é uma experiência diferente e pode ser praticada em qualquer pessoa.
 
                         Uma sessão de thai massagem relaxante dura cerca de 60 minutos e a terapêutica, 90 minutos. Deve-se usar roupas leves, folgadas e confortáveis, preferencialmente de algodão ou fibras naturais.
 
                          Transmitida de geração à geração, dos avós para os pais, dos pais para os filhos e assim por diante, na Tailândia, é difícil encontrar alguém que não tenha alguma noção de como aplicar uma massagem. Cabe dizer que também a educação abarcava algum estágio nos monastérios e quase todo cidadão passava por alguma vivência, mais ou menos longa, no interior dos templos e ali adquiriam as noções básicas da medicina tradicional.
 
                          Hoje, evidentemente, com o mundo globalizado com a interface e influências multiculturais, a difusão da tecnologia médica ocidental, já não é mais a massagem uma pratica sagrada, mas sim Qualidade de Vida e bem vinda.
 
                          Os benefícios da massagem são amplamente conhecidos e ela está culturalmente arraigada entre a população na Tailândia, o que a faz muito menos dependente dos médicos e da medicina alopática. Nos deparamos com um povo simples, amoroso e saudável. A Tailândia é conhecida por “terra do sorriso” onde as pessoas mostram sempre um sorriso na face.
       
                          Aqui no ocidente era comum as pessoas procurarem a massagem mais por motivos estéticos ou pela necessidade de relaxar. Hoje estão descobrindo o poder terapêutico de uma arte de cura que se fundamenta numa sabedoria simples e ao mesmo tempo complexa, a medicina espiritual dos países do oriente.
        
                          Praticada em estado meditativo, contribui para a maximização dos seus benefícios, induzindo ao alinhamento com nosso ser conscencial, despertando o nosso poder da auto-cura. A prática da massagem thai é benéfica não só para quem a recebe, mas também para quem a oferece, pois a interação dos movimentos pode beneficiar a ambos quando corretamente aplicada.




Share by: