Mais conhecida pelas suas iniciais, a RPG - reeducação postural global - é um método de correção desenvolvido originariamente na frança e seu principal objetivo é reequilibrar o corpo como um todo, diminuindo assim suas compensações.
A postura tem como função nossa sustentação, e sua manutenção deve ser leve funcional e harmônica. O excesso de tarefas e uso constante de posturas inadequadas, geram tensões e ansiedades, acarretando, alem de baixa produção e cansaço crônico, um retesamento muscular em todo o corpo, principalmente em regiões como ombro, pescoço e costas.
O músculo, quando entra em retesamento ou tensão que é aquela musculatura endurecida pelo fato de quase nunca relaxar, acaba entrando em estado quase que permanente de encurtamento, causando vários incômodos, alterando a postura, originando mais dores, mais alterações e, consequentemente, má postura generalizada.
Um corpo debilitado está mais fragilizado e mais propenso a desencadear outras patologias – como dores de cabeça pela tensão cervical, hérnias de disco, desvios de coluna e dos membros, bursites, ler e outras.
A RPG é uma especialização da fisioterapia e sua atuação se dá pelo alongamento desses músculos tensos e da descompressão articular, desenvolvendo tamanho e espaço natural, propiciando força e flexibilidade de toda musculatura responsável pela sustentação e manutenção.
A Reeducação Postural Global é um método da Fisioterapia que visa a saúde integrada a partir do ajuste entre as estruturas do corpo. Apesar de ser comumente relacionada ao tratamento de disfunções do aparelho locomotor, a RPG em sua originalidade contribui para reeducação do ser integrado, agindo portanto sobre todos os sistemas do organismo humano, seja direta ou indiretamente.
A chamada RPG surge dos estudos realizados pelo pesquisador francês Philippe Emmanuel Souchard com a publicação da obra "O Campo Fechado" (1981). A RPG hoje conta com uma grande equipe de profissionais fisioterapeutas que, junto ao professor Souchard, respondem pelos cursos de formação básica e avançada do método em quatorze países do globo (quais sejam: França, Suíça, Portugal, Itália, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Canadá, Argentina, Venezuela, Uruguai, Chile, Peru e Brasil), bem como pelas pesquisas e atualizações em relação ao tema.
As terapias são semanais e a finalidade é levar o corpo mais próximo de sua normalidade, dando conforto e diminuindo gastos energéticos desnecessários.